Quissama: O Império dos Capoeiras - Maicon Tenfen


Sinopse:

Rio de Janeiro, dezembro de 1868.
O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, ex‑agente da Scotland Yard que pode ajudá‑lo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo.
Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX. Numa época em que o escritor José de Alencar era Ministro da Justiça e o Império do Brasil destinava todos os seus recursos à Guerra do Paraguai, Woodruff mal podia imaginar que, por trás da busca pessoal de Vitorino, insinuava‑se uma conspiração que mudaria os rumos da nossa História.




   A melhor parte desse livro é que foi baseado em manuscritos reais do inglês Daniel Woodruff, na época de sua estada no Brasil, em que presenciou um plano que envolvia a família real e os projetos de abolição da escravatura. Além da trama de investigação, a história é muito interessante por descrever situações que faziam parte da cultura do nosso país escravocrata do século XIX, como os grupos rivais de capoeira, as festas em homenagem ao imperador, e até mesmo a linguagem da época. Inclusive, o nome da série (sim, o livro terá continuação), Quissama, cita um dos personagens principais: o adolescente escravo e capoeira que foge de seu patrão, conhecido como Alemão, um dos criminosos mais influentes da época, para procurar a mãe, que ele crê ter sido vendida. Para isso, ele pede ajuda de Woodruff, que embora rejeite a aventura no início, logo se vê cativado por tal mistério e acaba se envolvendo.

   A edição do livro é maravilhosa, assim como todas as outras que conheço da editora Biruta. Possui ilustrações (do Rubens Belli) de algumas cenas e um sumário com uma fonte característica de manuscritos, para nos sentirmos ainda mais como leitores de um documento histórico.

Nota: 9,0


Ficha técnica:

Título: Quissama: O Império dos Capoeiras
Autor: Maicon Tenfen
Editora: Biruta
Ilustrador: Rubens Belli
Nº de páginas: 308
Classificação etária: a partir de 10 anos
Formato: livro físico (na faixa dos R$40,00) e e-book (R$26,90)
Lançamento: 2014

   A resenha de hoje foi curta, mas garanto que a leitura é muito rica e muito interessante, recomendo muito!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2017. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo