Organizando os livros [Vida de Leitor #2]


Bom dia!

Voltando com a coluna Vida de Leitor, hoje o tema é organização de livros! Na vida dos leitores em geral, é difícil tanto arrumar espaço para todos os livros quanto decidir a melhor de forma de organizá-los. Por isso selecionei algumas ideias legais para vocês se inspirarem e arrumarem o cantinho dos seus livros da forma que preferirem!

Antes de falarmos das estantes de livros, vejamos algumas sugestões diferenciadas:


Para quem não tem muito espaço em casa, organizar os livros em cestos é uma ideia prática e economiza um bom espaço, já que podem ficar embaixo de móveis.


Esses porta livros feitos com caixas de leite ou cereal são as sugestões mais econômicas, e o bom é que você pode encapar e decorar como quiser! Além disso, também podem ser utilizados para guardar marcadores de página.


Porta livros desse tipo, que também podem ser utilizados como itens de decoração, podem sair mais caro (o 1º R$ 60,90; o 2º 35,90; o 3º 53,90 na Casa Geek) que as opções anteriores, mas são lindos e criativos. Por exemplo, nesse último os balõezinhos podem ser preenchidos com a mensagem que você quiser! Legal, né?


Outra opção econômica são essas prateleiras feitas de caixotes usados. Bem prático!

Agora sim, vamos ver algumas ideias de estantes! O exemplo acima foi feita embaixo de uma escada, preenchendo um espaço que geralmente não é usado para nada e deixando livre outros cômodos que abrigariam a estante. Essa é uma ideia que pretendemos por em prática aqui em casa, já que o espaço da estante para mais livros está acabando, haha!

Essa é uma estante comum, mas com um detalhe especial: a escadinha. Acho estantes assim super charmosas, como as de algumas bibliotecas. Não tem como eu ver uma dessa sem pensar nessa cena de A Bela e a Fera, rsrs:


Certo, continuemos...

Estantes diferentes e criativas acabam sendo multifuncionais: guardam seus livros e decoram a casa. Claro que também são mais caras que as convencionais. Mas se eu pudesse escolher, preferiria as duas primeiras! E vocês?

Outra solução fácil e decorativa! Por Carolina Cardenas (We Heart It).

Essa é um sonho! Que leitor não queria ter um esconderijo atrás da estante, hein? Pelo menos quando se é livre para entrar e sair quando quiser (lembrando de Anne Frank).

Tcharam! Essa é a minha coleção. Não está com a melhor das organizações e estão faltando uns cinco livros que estão emprestados, mas pretendo reorganizá-la logo. E aí é que está: qual a melhor maneira de ordenar os livros? Por gênero, tamanho, coleção... são diversas possibilidades. Na última coluna Papos de Quarta no blog da Galera Record, o tema foi exatamente esse. As soluções mais práticas e funcionais são organizar por ordem alfabética (título do livro ou nome do autor) e por gênero (ex.: romance, ficção científica, fantasia, literatura estrangeira, literatura nacional). Visualmente, fica legal alternar os livros na vertical e horizontal, alinhá-los de acordo com a cor e tamanho. Para ler o texto completo: Pausa para Shelfie.


Bem, quando eu me decidir, mostro para vocês o resultado!


E aí, gostaram das dicas? Como vocês organizam seus livros? Compartilhem as fotos de suas estantes comigo no facebook e twitter :D

Até o próximo tema da Vida de Leitor!

P.S.: sugiram temas legais para a coluna!

Fontes da imagens:
Casa Geek
Rô Art Estilo
Blog Gale Record
Artesenato e reciclagem
love chewed
We <3 It
Google Imagens

4 comentários:

  1. Eu queria um porta-livros... A estante com os meus livros é parecida com a sua, só que a minha está desorganizada! Fora que a minha é uma porcaria (vou ter que comprar outra) teve uma divisória que entortou com o peso e agora não consigo colocar livros em pé debaixo dela. Mas eu espero me mudar logo (mas no caso vai demorar) e mandar fazer uma estante com escada também, acho ela de mais!

    Bjs, Raquel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tem uma das prateleiras da minha estante que também está começando a entortar, mas é bem suave. Mas como a gente pretende fazer outra acho que não vai chegar a dar muito problema. É, eu também queria uma estante com escada!

      Bjs, Bia

      Excluir
  2. Olá, Beatriz! Que postagem bacana! Fiquei tentada a fazer esse porta-livro com caixa de Sucrilhos! Muito legal mesmo! Já estou tendo ideias de decoração! Eu curti muito esses adesivos tbm! Gostei muito daqui, viu? O espaço do teu blog deixa o leitor a vontade! Vou acompanhar as outras postagens! Obrigada pela visita e volta lá quando quiser!

    Beijo!
    http://arosadoprincipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada, que bom que gostou, fico muito feliz!
      Voltarei sempre, com certeza!

      Bjs, Bia

      Excluir

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2017. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo