Um Estudo em Vermelho - Sir Arthur Conan Doyle

Boa tarde, leitores!

Um Estudo em Vermelho foi minha segunda leitura de férias, mas resolvi resenhá-lo primeiro. É o primeiro livro que tem como protagonista Sherlock Holmes, sendo narrado pelo dr. Watson, onde os dois se conhecem e iniciam a amizade e a carreira do incrível detetive que é tão famosa no mundo literário.


Sinopse:
Publicado originalmente em 1887, Um estudo em vermelho chegou a ser considerado uma espécie de "livro do Gênesis" para os casos de Sherlock Holmes, pois marca não só a primeira aparição pública do detetive mais popular da literatura universal como o primeiro encontro entre Holmes e Watson. Ao buscar conhecer melhor seu novo amigo, em pouco tempo Watson vê-se envolvido numa história sinistra de vingança e assassinato...
Skoob

***

Opinião:

Sherlock Holmes eu já conhecia de outros livros, como O cão dos Baskerville e O Signo dos Quatro, mas por algum motivo eu nunca tinha lido sua primeira aventura: Um Estudo em Vermelho. Na verdade, enquanto lia tive uma forte impressão que já conhecia sim, aquela história, então não sei mais se foi a primeira ou segunda leitura. Mas não importa. O que vocês devem saber é que é o livro é tão bom que li quase todo em um dia, deixei o final para o dia seguinte para não acabar logo, haha.
O dr. Watson procurava um lugar para morar, de preferência na companhia de um amigo, e logo é apresentado a Sherlock Holmes. Com ele, passa a dividir o apartamento 221B, na Baker Street e sente-se intrigado para saber a profissão do amigo peculiar. Algum tempo depois, ela se revela: Holmes é um detetive consultor, com uma capacidade de dedução que Watson nunca imaginara possível. Não demora muito para que o doutor possa vê-la em prática: os detetives da Scotland Yard precisam da ajuda de Sherlock para solucionar um estranho caso de assassinato, no qual desconhece-se tanto a causa da morte quanto o assassino. Lestrade e Gregson, da Scotland, competem entre si na investigação, embora sigam quase sempre as pistas erradas e apenas Sherlock possa chegar à solução exata.
A investigação se desenvolve e é concluída na primeira parte do livro, e segunda é a história por trás do crime. A leitura é tão rápida, interessante e bem humorada, especialmente na primeira parte, que é difícil parar. Dei muitas risadas com o jeito de Sherlock Holmes, que me fez lembrar porque gosto tanto dele, o sarcasmo e sua inteligência focada apenas aos assuntos que realmente importavam para ele; e com a incredualidade de Watson. E, lógico, seu método de dedução e investigação é fascinante.
Enfim, não há dúvida de que Sir Arthur Conan Doyle merece todo o reconhecimento que tem por obras e personagens tão incríveis, fora sua habilidade de escrita.

Nota: 10,00

Ficha técnica:

Título: Um Estudo em Vermelho

Autor: Sir Arthur Conan Doyle

Publicado pelas editoras: L&PM, Zahar, Martin Claret, FTD, Melhoramentos, etc.

Nº de páginas: 192


Já leram algum livro do Sherlock Holmes? Gostam? Comentem  aí embaixo para discutirmos sobre ele!

:D
– Veja – explicou –, acho que o cérebro do homem é originalmente como um pequeno sótão vazio, que temos que abastecer com a mobília que escolhemos. Um tolo pega todo e qualquer traste velho que encontra no caminho, de modo que o conhecimento que poderia lhe ser útil fica de fora por falta de espaço ou, na melhor das hipóteses, acaba misturado com uma porção de outras coisas, o que dificulta o seu possível emprego. Mas o trabalhador de talento é muito cuidadoso a respeito do que coloca no seu sótão-cérebro. Só acolhe as ferramentas que podem ajudá-lo a realizar seu trabalho, mas dessas ferramentas ele tem uma enorme coleção, e tudo disposto na mais perfeita ordem. É um erro pensar que o pequeno quarto tem paredes elásticas e pode se distender em qualquer dimensão. Acredite, chega uma época em que para cada novo conhecimento é preciso esquecer alguma coisa que se conhecia antes. É da maior importância, portanto, não ter fatos inúteis empurrando para fora os úteis. - Um Estudo em Vermelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2016. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo