Morada das Lembraças - Daniella Bauer

Mais uma resenha para vocês, dessa vez uma das publicações recentes da nossa parceira Biruta. É o emocionante Morada das Lembranças, da Daniella Bauer.

Sinopse:
Através dos olhos de uma menina, o leitor acompanha a trajetória de sua família que, em meio à Revolução Russa de 1917, viu‑se obrigada a deixar para trás tudo o que conhecia e a empreender uma audaciosa e perigosa fuga rumo a um destino totalmente desconhecido. Com novas vidas e identidades, vê-se despertada pelas inúmeras perguntas que permanecem sem resposta. Mas, essa é a chave da morada. Não ter as respostas lhe permite seguir em frente e abrir todas as portas.
Skoob 
***

Em primeiro lugar, já que é a primeira coisa que vemos em um livro, preciso mencionar a capa do livro. É maravilhosa, assim como toda a ilustração do livro, presente em cada página, que é feita de estampas coloridas em formatos aleatórios. Achei a ideia muito interessante e diferente, além de que as estampas dão uma sensação de intimidade com a história, como se falassem tanto quanto as próprias palavras.

Bem, passemos então à história.
A protagonista é uma menina, aliás, uma mulher contando a história de sua vida desde que ela, ainda menina, fugiu com sua mãe e irmão, ainda um bebê de colo, da Revolução Russa, após a morte de seu pai. Ela narra com muita sensibilidade as lembranças dessa fuga, na qual ainda criança teve de enfrentar a crueldade do mundo, assim como o preconceito e a perda. 
A narradora descreve as emoções da difícil viagem da Rússia ao Brasil, país onde ela, sua mãe e irmão encontrariam paz e abrigo na casa de sua avó. Porém, ao chegar, eles se veem obrigados a adotar novos nomes e identidades, a menina passa a se chamar Maria, e na casa da avó descobre que a vida ainda lhe reserva muita amargura e sofrimento.
Enquanto cresce, vai tecendo suas percepções do mundo, enfrentando as dificuldades da vida, vendo o irmão crescer, costurando os acontecimentos e sentimentos em sua alma para que um dia fosse contada sua história.
“Carregar muitas histórias sem contá-las, tendo muitas vidas que guardar, nos torna pessoas pesadas, por demasiado entristecidas.”
Apesar de ser ficção, Morada das Lembranças pode muito bem se relacionar com a história dos imigrantes que fugiram de certas guerras para países onde se depararam com outras, mais pessoais, menos violentas, porém igualmente amargas. É um livro bem triste, realista e sensível, muito bem descrito, embora na minha opinião a história pudesse ter sido um pouco mais trabalhada em alguns aspectos e levada um pouco mais adiante. Dei três estrelas no Skoob porque realmente é bom e recomendo a leitura, porque é o tipo de livro do qual cada leitor pode tirar uma reflexão diferente e tirar sua própria conclusão.
Nota: 7,5

Ficha técnica:

Título: Morada das Lembranças

Autora: Daniella Bauer

Editora: Biruta

Nº de páginas: 200


Gostaram da resenha? Que tal esse livro como sua próxima leitura? ;D

Um comentário:

  1. Que interessante!! Gostei do livro! A estória me chamou atenção! Curto muito livros que passam a experiência de vida das personagens! Sem contar que a capa é realmente linda!!

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2017. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo