Editoras Brasileiras - Parte I

Olá, leitores de todo o Brasil! (E além! Será que já tem internet em Nárnia? :b)

Hoje começamos uma nova série de posts aqui no Minhas Leituras. Como já temos o quadro #ConhecendoOsAutores (com um único post por enquanto: J. R. R. Tolkien), resolvi escrever também sobre as editoras que publicam as obras que tanto amamos.


De acordo com a Wikipédia, uma editora é uma organização, frequentemente uma empresa (embora possa ser algum outro tipo de associação sem fins lucrativos), que coordena o processo de editoração e de publicação de obras literárias, (...)
Ou seja, há muito trabalho a ser feito pela editora depois que o autor finaliza um livro até que ele seja finalmente publicado.

Para conhecermos melhor algumas editoras brasileiras, resolvi separá-las em posts diferentes. No de hoje, veremos as mais citadas aqui no Minhas Leituras, ou seja, aquelas que publicaram alguns de meus livros preferidos aqui no Brasil.
(Por ordem alfabética)

Ática
A editora Ática faz parte da Abril Educação e publica principalmente livros didáticos. Porém, ela também já lançou ótimas coleções de livros, como a Série Vaga-lume, que possui alguns de meus livros preferidos, como obras de Marcos Rey e Maria José Dupré e a Para Gostar de Ler. A Ática valoriza os autores nacionais, apresentando-os aos leitores da melhor maneira possível. Posts relacionados à editora: A Ilha Perdida, Marcos Rey.

Biruta e Gaivota 

A Gaivota é uma editora ainda jovem, um selo criado pela Biruta. A Biruta completa 14 anos esse ano, aliás. Essas editoras publicam principalmente livros infantis e infantojuvenis que atingem muito positivamente seu público-alvo, tendo inclusive ganhado vários prêmios. Elas têm também um cuidado especial na arte das capas e dos livros como um todo, tornando a leitura ainda mais agradável. Tenho prazer em dizer que são parceiras do Minhas Leituras!
Posts relacionados: Resenha: Batendo à Porta do Céu, Parceria, Lançamento.

Intrínseca
Publicamos poucos e bons livros.
É esse o slogan da editora, seguido sempre fielmente. Os títulos publicados são cuidadosamente escolhidos. Apesar de ser uma editora jovem, fundada em 2003, é uma das que eu considero melhores do país pela qualidade da tradução de obras internacionais, publicação e relação com os leitores. Não é a toa que uma boa parte dos títulos da minha estante - quinze, para ser exata -, tem esse selo, um i.
Posts relacionados: Percy Jackson/Rick Riordan, Os Heróis do Olimpo, A Culpa é das Estrelas.

Rocco
A Rocco é uma editora já experiente que possui um catálogo com mais de dois mil títulos. É inegável seu sucesso ao publicar sucessos e best-sellers tanto de literatura nacional quanto internacional, ficção e não-ficção, e diversos gêneros literários. Foi ela que publicou, no Brasil, as grandes séries Harry Potter, Jogos Vorazes, Divergente, etc..
Posts relacionados: Resenha: Divergente, Resenha: Jogos Vorazes, Posts Divergente.


LeYa
Essa editora está presente não apenas no Brasil, mas também em outros países falantes da Língua Portuguesa, como Angola, Moçambique e Portugal. Possui uma ampla área de gêneros publicados, como por exemplo ficção, infantil, didático, jornalismo, e aí por por diante. Eu, particularmente, conheço melhor a área da ficção, na qual se destaca a série As Crônicas de Gelo e Fogo, que é uma grande responsabilidade tanto pela extensão dos livros que são traduzidos, pela quantidade de fãs e pela qualidade da obra. Apesar de tudo isso, a LeYa cumpre seu trabalho com dedicação e qualidade.
Posts relacionados: As Crônicas de Gelo e Fogo, Resenha: O Cavaleiro dos Sete Reinos, Resenha: Pegasus e o Fogo do Olimpo

 ***

Por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado do primeiro post da série sobre editoras. Tenho uma pergunta a vocês: quais são suas editoras preferidas?
Comentem! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2017. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo