#ConhecendoOsAutores - J. R. R. Tolkien

Olá, pessoal!
Hoje começamos um novo quadro no Minhas Leituras, o #ConhecendoOsAutores, no qual em cada post conheceremos melhor um autor diferente! E vocês poderão comentar qual vocês querem que seja o próximo autor!
Para começar, escolhi o grande J. R. R. Tolkien porque hoje, dia três de janeiro, ele completaria 122 anos de idade se estivesse vivo.


Biografia

Sir John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontain na África do Sul, no dia 3 de janeiro de 1892. Passou a viver na Inglaterra a partir dos três anos de idade, tendo se naturalizado britânico. Foi escritor, professor universitário e filólogo britânico. Recebeu o título de doutor em Letras e Filologia* pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954. Em 28 de março de 1972 Tolkien foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. Participou ativamente da Primeira Guerra Mundial.
Tolkien ficou conhecido como "pai da moderna literatura fantástica". A suas obras foram traduzidas para mais de 34 idiomas, vendeu mais de 200 milhões de cópias e influenciou toda uma geração. Foi amigo íntimo de C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia.
J. R. R. Tolkien faleceu em Bournemouth, Inglaterra, no dia 2 de setembro de 1973.

Principais obras

O Hobbit - publicado em 1937
Tolkien disse que a ideia para O Hobbit surgiu em 1928, enquanto examinava documentos de alunos que queriam entrar na Universidade:
"Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê."
Foi a partir dessa frase (Em um buraco no chão vivia um hobbit) que Tolkien começou a escrever O Hobbit, dois anos depois.

O Senhor dos Anéis (A Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) - publicados em 1954 e 1955
A ideia original era publicar um único volume, mas a obra foi dividida em três partes para baixar os custos de impressão. Tolkien pegou a ideia para O Senhor dos Anéis do anel do Gollum encontrado por Bilbo em O Hobbit.

O Silmarillion - publicado em 1977
É considerada sua principal obra, embora não seja a mais famosa. Os primeiros esboços dessa obra são datados do início de 1925, embora o livro só tenha sido publicado em 1977 por seu filho Christopher Tolkien, após a morte do autor.
O Silmarillion forma uma narrativa que descreve o universo fictício da Terra Média e descreve os acontecimentos que se passam anteriormente aos narrados em O Hobbit.

***

*Filologia: é o estudo da linguagem em fontes históricas escritas.

***
Fontes:
Wikipédia: J. R. R. Tolkien
http://tolkien.no.sapo.pt/biografia.htm


E aí, o que acharam do novo quadro? Sugiram os próximos autores que vocês querem ver aqui, nos comentários!

4 comentários:

  1. Gostei muito do novo quadro! Parabéns!! Muito bom conhecer um pouco dos autores que gostamos né??

    Beijinhos
    blog-belavida.blogspot.com (meu Mundo Em Tons Pastéis)

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo quadro, Bia! J. R. R. Tolkien é d+!

    Biaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, Feliz Aniversário! Ontem não deu para eu comentar, mas eu lembrei! Muitos anos de felicidade, saúde e paz! Te adoro!

    Bjs, Raquel.

    ResponderExcluir
  3. Quadro incrível. E você começou de um jeito incrível, com um cara que é excelente. Seu blog é divo.
    lordofthedream.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2016. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo