O Hobbit - J. R. R. Tolkien

Quebrando um pouco a sequência de resenhas da Saga do Tigre (aliás, só falta a resenha do quarto livro), resolvi postar hoje sobre O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, aproveitando que o segundo filme já está em cartaz nos cinemas (não vejo a hora de ver!).


Sinopse:
Inesperadamente, Bilbo Bolseiro, um hobbit de vida confortável e tranquila no Condado recebe a visita de 13 anões e Gandalf que o arrastam em uma jornada através das montanhas e das terras ermas enfretando trolls, orcs, wargs, elfos para o resgate de um tesouro muito bem guardado por Smaug, o dragão. Bilbo se vê em diversas confusões e encontra algo que mudaria não só sua vida como de toda Terra-Média.
Skoob

Minha opinião:
Faz tempo que eu li a trilogia O Senhor dos Anéis, e eu havia me esquecido do quanto J. R. R. Tolkien é genial. Ele é simplesmente muito bom.
Ok, mas vamos falar sobre a história. O Hobbit é a história da aventura da qual Bilbo Bolseiro participou antes do período da trilogia O Senhor dos Anéis. Devo dizer que é uma aventura maravilhosa, repleta de desafios e monstros de todos os tipos: orcs, wargs, trolls e assim por diante. Porém, apesar de todos os perigos, nunca falta uma dose de humor na medida certa durante a narrativa. Além disso, o modo como Tolkien escreve faz com que seja difícil largar o livro, devido aos cenários bem descritos e por ele sempre falar algo como "isso é algo que você só vai saber mais para frente" (só que em palavras melhores, ok?), como se soubesse tudo o que vai acontecer e você não (o que é verdade, afinal), te deixando mais curioso para ler o resto do livro.
Os personagens também são cativantes e têm características próprias que fazem com que você se lembre de cada um particularmente (ou de quase todos, porque eu não decorei todos os anões, para falar a verdade).
Enfim, o enredo é ótimo, os personagens são ótimos, o autor é genial... Enfim, O Hobbit é uma obra prima, super recomendado para os fãs de literatura fantástica!
Nota: 10,00

Ficha técnica:
Título: O Hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes
Nº de páginas: 296
Filmes: 
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada (2012)
O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)


E vocês, já leram ou viram os filmes? O que acharam?