Ruby Redfort - Olhe nos Meus Olhos

Oi!
O blog andou parado essa semana também, é que eu estava fora outra vez. De qualquer forma, a partir de hoje as coisas voltam ao normal por aqui, já que terça-feira que vem começam as aulas. Não se preocupem, em breve os posts prometidos sobre a fanfic que eu terminei e outras novidades ;)
Por ora, fiquem com o post sobre o primeiro livro da série Ruby Redfort, da Lauren Child (clique para ir ao site oficial da autora, em inglês. Muito fofo, por sinal). Li a pouco tempo, achei demais. Quer saber mais? É claro que você quer, cara! (tirei essa frase do livro, okay?)


Sinopse:
Ruby Redfort: a mais inteligente de todas as garotas inteligentes.
O que você faria se tivesse treze anos e uma agência secreta o convidasse para ser perito na arte de decifrar códigos?
Para a sorte de Ruby Redfort, ela não é uma garota comum. Ela nunca vai se entregar. Ela é superesperta, está sempre calma e consegue ficar com a boca fechada...
Não consegue?
Só existe um modo de descobrir…
 
Minha opinião:
É, eu sei, a sinopse desse livro é um pouco vaga. Então, vou eu mesma tentar dar à vocês uma ideia da história.
Ruby Redfort é "A mais inteligente de todas as garotas inteligentes" (filha de Atena na área). Com sete anos de idade, ela venceu o Campeonato Infantil de Quebra de Código. Um ano depois ela criou um código em outro concurso, que apenas os professores de Harvard coseguiram quebrar. 
Apesar de ser super inteligente, é filha de pais ricos e está na mesma classe de todas as outras crianças de treze anos. Ruby é viciada em séries de investigação, livros sobre códigos e tem 622 blocos de anotação que ela esconde sob as tábuas do piso de seu quarto. 
Tudo estava na mesma, até que ela foi descoberta pela Espectro, uma agência de investigação que precisava exatamente de alguém como Ruby para sulocionar seu mais recente problema: o roubo do Banco de Twinford. Logo, Ruby está envolvida com algo em que ela realmente pode usar seu cérebro, mas... para solucionar aquele caso para a Espectro, ela terá de manter o bico calado. Essa sim, é a parte mais difícil de ser um agente secreto. 

Bom, a primeira coisa que você percebe nesse livro é a capa (e o que é a primeira coisa que você percebe em qualquer outro livro?). Hum, quero dizer... a capa é super chamativa, vocês podem ver no início do post. Verde e rosa fluorescentes causam um verdadeiro impacto aos olhos, o que pode ser neutralizado pelo desenho dos olhos de Ruby em preto e branco na parte superior. Isso pode ser um ponto positivo ou negativo. Positivo por chamar a atenção entre outros livros, e negativo pois não é agradável de se olhar por muito tempo. Ok, vamos ao que interessa: a história.
O enredo é bem divertido e criativo, na minha opinião. O mistério da história poderia ser melhor, mas é bem legal a parte dos códigos, da engenhosidade de Ruby. 
Mas algo que realmente me chamou a atenção, o que eu provavelmente mais gostei no livro é que Ruby e seu amigo Clancy possuem um código que eles usam para se comunicar. O livro possui duas pistas para você quebrar o código, mas se você não faz ideia do que é uma criptografia Vigenère (como eu não sabia), e ficar boiando na parte do código, você pode obter no site Ruby Redfort (em inglês) ou no site da editora aqui no Brasil: http://salamandra.com.br/rubyredfort/.
Vou admitir que eu demorei um século para entender o código (na verdade eu descobri ontem com a ajuda da internet, muito obrigada), afinal, eu não sou nenhuma Ruby Redfort, rsrsrs']
Além disso, Ruby tem 79 regras, como a [Regra 1]: Você nunca está completamente certo do que pode acontecer a seguir.
Depois de ler este livro, você provavelmente vai aprender um bocado sobre a arte dos códigos.
Então, é isso. Olhe nos Meus Olhos é um livro divertido e inteligente, recomendo ;)
Nota: 8,5
 
Ficha técnica:
Título: Olhe nos Meus Olhos
Autora: Lauren Child
Editora: Salamandra
Nº de páginas: 360
Próx. livro da série Ruby Redfort: Take Your Last Breath (não sei a previsão de lançamento aqui no Brasil)
Informações sobre o site: lá você encontra informações sobre os livros, novidades, e no quarto da Ruby informações sobre os vilões da história, como quebrar o código, um aplicativo para criar seu próprio código, o teste completo 61 min. da Espectro (só para os gênios), e mais. Acesse o site aqui.
                                         Leia o primeiro capítulo: http://salamandra.com.br/rubyredfort/ruby.pdf

O que acharam do post? Ficaram curiosos sobre o livro? Já leram?