As crônicas de gelo e fogo - O Festim dos Corvos

Finalmente terminei!! Ontem a noite!
Então, vamos lá.

O Festim dos Corvos é quarto volume da série de ficção fantástica de Geroge R. R. Martin. O livro concentra-se em Porto Real, Dorne, e nas Ilhas de Ferro. 
Temos como novidade o ponto de vista de Cersei, em Porto Real; o da princesa de Dorne, Arianne; e de Victarion e Aeron Greyjoy (Cabelo-Molhado); além de Brienne de Tarth e Samwell Tarly.


Sinopse:
 Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo... Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

Minha opinião:
Além de uma capa linda (foi a minha preferida até agora, ou era até eu ver a capa do A Dança dos dragões), O Festim dos Corvos também é... interessante. Não é o melhor livro da série, talvez seja o pior, mas eu sinceramente não consigo dizer que nenhum livro dessa série é ruim, ou se um é pior ou melhor que o anterior, porque cada livro é uma ponte para o próximo, um é a continuação do outro (ou talvez eu seja só uma péssima crítica de livros, e eu sou mesmo).
De qualquer modo, gostei de saber o ponto de vista de... argh... Cersei.  Só nos faz parar de ter qualquer pingo de dó dela! Pobrezinho do Tommen...
Na verdade também estou com dó do Jaime, ele mudou depois de conhecer a Brienne... e uau, o último capítulo da Brienne foi wow! Inacreditável, e a Catelyn me decepcionou (não, não temos o ponto de vista dela nesse livro).
Brienne esteve o tempo inteiro procurando por Sansa Stark.
Falando em inacreditável... Arya também está sempre surpreendendo, com sua coragem e sua determinação. Agora ela está em Bravos.
Também temos agora o ponto de vista de Samwell Tarly, enviado da Muralha por Jon Snow, agora o Senhor Comandante, juntamente com Goiva e seu bebê.

Sabe, esse livro foi como a metade da série. Acho que muita gente achou decepcionante porque trata mais dos assuntos políticos de Westeros, e não tanto das coisas "sobrenaturais" como os Outros, ou os dragões, mas faz parte da história, acaba nos aproximando mais dos assuntos dos westorosi.
Mas, gostando ou não, o único jeito de chegar aos dragões, é passando pela ponte dos corvos, certo?
Também achei o título do livro muito adequado, pois muitas vezes é citado o fato dos novos disputantes por Westeros serem como corvos disputando pelo cadáver de Westeros.

Nota: 9,0

 Ficha técnica:
 Título: O Festim dos Corvos
 Título original: A Feast for Crowns
 Autor: George R. R. Martin
 Editora: LeYa

 Em breve...  A Dança dos Dragões, quinto livro das Crônicas de gelo e fogo:

 Já a vendaem inglês, nas livrarias;


Em breve, frases do Festim!



4 comentários:

  1. Ainda não comecei o livro 3, mas já estou com vontade de ler esse dps desse post. Adoro muito essa série *.*
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Que pessoa chata e sem afazeres. Deve gostar muito daqui, porque vem sempre e lê tudinho, né?

    ResponderExcluir
  3. eu ainda tô na metade do livro 1 (comprei essa semana) mas eu tô doida pra ler os outros livros da série

    ResponderExcluir
  4. tô terminando o livro 3,quero muito ler o livro 4

    ResponderExcluir

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2016. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo