O Mundo de Sofia

Acabei de ler: O Mundo de Sofia - Romance da história da filosofia. De Jostein Gaarder.

 Meu resumo do livro:
 Um mês antes de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber cartas de um professor de filosofia. 
 Ao longo do tempo ela vai aprendendo cada vez mais sobre a filosofia e sua história, no ínicio por meio das cartas, depois começa a se encontrar pessoalmente com seu professor. 
 Ao mesmo tempo, ela está recebendo cartões postais endereçados a uma tal de Hilde Knag, que faz 15 anos no mesmo dia de Sofia, e irá receber um presente misterioso.
 No dia de seu aniversário, Hilde abre seu presente: um estranho fichário, cujas páginas já estão preenchidas, com um romance escrito por seu pai, entitulado: O Mundo de Sofia. Pois Sofia e seu professor são, na verdade, personagens da cabeça do major Albert Knag. Mas começam a bolar um plano para viverem sua própria vida, fora do livro.

 Sinopse do livro
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste fascinante romance, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países em que foi lançado. De capítulo em capítulo, de "lição" em "lição", o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental - dos pré-socráticos aos pós-modernos -, ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo muito surpreendente.

 Minha opinião:
 É um livro ótimo, porque você aprende muito com ele, muito mesmo sobre filosofia. Nunca soube nada sobre filosofia até ler este livro, e é maravilhosa! Mas ao mesmo tempo há um romance misterioso envolvido
na história,  o que deixa você preso ao livro, mesmo que em alguma parte sobre História você tenha vontade de largar. É surpreendente, o jeito como o autor mistura o didático com o cotidiano e com a ficção...
 Tem um final inesperado, e resumindo: eu amei. Recomendo.
 Nota: 10,00.

 Ficha técnica do livro:
 Título: O mundo de Sofia (Sophie's world)
 Autor: Jostein Gaarder
 Editora: Cia. das letras
 Número de páginas: 560
 Publicado em: 1990
 Possui filme: Sim
 Possui continuação? Não.

 Deixem suas opiniões, por favor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção:
Comentários com palavras inadequadas ou ofensivas serão deletadas.

© Minhas Leituras - 2010-2016. Todos os direitos reservados. Blog e layout por Beatriz Teixeira. Desenho do cabeçalho: Gisele Dias.

Tecnologia do Blogger.
imagem-logo